LiveZilla Live Chat Software

pousada  

na Cidade

Igreja Matriz
Foi construída por volta de 1785, no mesmo local onde havia sido construída uma pequena capela por ocasião do episódio que deu origem à cidade. Por fora, carrega o estilo barroco mineiro. Seu interior é ornamentado em estilo rococó, com temas evangélicos enriquecidos com motivos angelicais. O destaque vai para sua nave central, cujo afresco retrata Jesus Cristo cercado pelos apóstolos, com São Tomé ajoelhado a seus pés, obra do artista Joaquim José da Natividade. A Igreja é tombada como patrimônio histórico estadual. Entre os acervos da Igreja está o quadro do Barão de Alfenas, datado de 1876 de autoria do pintor Nicolao Facchinetti.

 

Gruta São Thomé
Nessa gruta, que fica ao lado da Igreja Matriz, originou-se a história da cidade. Foi o local onde o escravo João Antão se escondeu de seu amo, o Capitão João Francisco Junqueira, proprietário da Fazenda Campo Alegre, e onde foram encontradas a imagem de São Thomé e as inscrições rupestres. Estas inscrições até hoje são rodeadas de mistérios e lendas que ganharam força ao longo dos anos por falta de explicações e estudos convincentes que identificassem sua origem exata. Hoje as três hipóteses mais aceitas são a da aparição de São Thomé ao escravo, deixando as pinturas como marca de sua visita, inscrições extra-terrestres na gruta e pinturas rupestres dos índios Cataguases, os primeiros habitantes da serra, mas também já se falou em definições da própria natureza em contato com infiltrações, minerais e sol.

 

Igreja Nossa S. do Rosário
Também conhecida como Igreja de Pedra, não possui muitos dados históricos. Iniciada no século XVIII pelos escravos, permaneceu por um longo período inacabada. Seu interior não apresenta nenhuma obra artística, mas sua arquitetura, com pedras sobrepostas uma a uma, é típica de São Thomé das Letras. Em outubro de 1995, foi finalmente entregue ao público e hoje é tombada como patrimônio histórico estadual.

Estrada Real

São Thomé das Letras faz parte do circúito da Estrada Real



Clique aqui

Parceiros

Faça já sua reserva pela Booking.com Faça seu Check-in pelo Foursquare. Deixe seu comentário Avalie nossa Pousada pelo Tripadvisor Faça sua reserva pelo EcoViagem